quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Interação no nosso cotidiano



O que há de comum entre essas imagens?
São meios de comunicação que servem para informar e/ou divulgar algo. Todas elas representam meios de fazer ou divulgar arte.
Computador - Na década de 70, influenciados pelo surgimentos do computador, muitos artistas começaram a usar em seus trabalhos esse novo instrumento. Também chamado de computer art. São desenvolvidas técnicas no computador para a criação de desenhos gráficos e interferências com software em imagens reais.
Vídeo (Televisão) - Após a década de 60, com o imaginário da cultura de massa já inserido nas galerias de arte, pela pop art, uma nova manifestação artística realizada apoada em pesquisa com equipamentos de videografia que é desenvolvida partindo da intenção de denunciar os perigos de um meio de comunicação tão poderoso culturalmente. Essa linguagem pode ter caráter tanto documetal, quanto de criatividade estética, desenvolvendo formas complexas ajustando-se a outros meios, após os naos 70, como videoperformances, videoinstalações e video-objetos.
Rádio - A invenção do rádio se deu em 1863, na Inglaterra, quando a teoria de ondas eletromagnéticas foi demostrada. Com o desenvolvimento das pesquisas, a radiodifusão foi sendo testada, até que, em 1916, foi inaugurada a 1ª emissora de rádio que se tem notícia, nos EUA.
A história do rádio no Brasil conta com programas de auditório, desde 1939. Além de programas musicais e de humos, a radionovela foi um meio expressivo importante dos anos 1950.
Arte Postal (Cartas) - Esse meio já era trabalhado antes dos anos 60, mas foi nessa época que esse intercâmbio realmente começou. É um sistema de troca de mensagem entre os artistas e público, criando assim uma rede. Tem como suporte as mensagens gravadas em cartões e cartas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário